Carta aberta aos colegas cirurgiões-dentistas da Secretaria de Saúde de Goiânia

Há um bom tempo os serviços bucais da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia vêm enfrentando sérios problemas:

Há um bom tempo os serviços bucais da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia vêm enfrentando sérios problemas: falta de insumos, falta de condições de trabalho, falta de manutenção, unidades paradas e, por consequência, a população desassistida. Enfim, uma situação desastrosa. Entretanto, o mais preocupante é que a população ainda não se deu conta desta situação caótica e, por conta disso, não tem cobrado mudanças do poder público.

Na Saúde Bucal da SES/Goiás, o governo de Marconi Perillo vem tomando medidas ao longo dos últimos anos que retiram direitos conquistados com muita luta. Em 2016, praticamente, desmontou tudo aquilo que estrutura a carreira dos servidores da saúde como, por exemplo, o Plano de Carreiras e aniquilou outros direitos e conquistas como insalubridade e gratificações. Desrespeitou a política de correção salarial, majorou a alíquota de desconto da previdência e implantou as organizações sociais, jogando uma pá de cal nos concursos públicos estaduais.

Em nível nacional, o governo ilegítimo de Michel Temer vem aprovando, a toque de caixa, medidas provisórias e projetos de emendas constitucionais que retiram as perspectivas de melhoria e ampliação dos serviços de Saúde – caso da PEC que limitou os gastos públicos. Outras mudanças ainda virão das áreas previdenciária e trabalhista, cujas propostas serão catastróficas para os trabalhadores do setor público e privado e para a sociedade de uma maneira geral. Caso o governo tenha sucesso em suas intenções, em um futuro próximo poucos brasileiros se aposentarão integralmente; outros se aposentarão em idade bem avançada e, especialmente na iniciativa privada, a maioria não irá sequer conseguir se aposentar!

Diante desta perspectiva, os profissionais Cirurgiões-dentistas da Prefeitura de Goiânia precisam ter clareza quanto ao futuro que se avizinha. Na prefeitura, ainda do ponto de vista da carreira, muitos direitos já conquistados têm sido mantidos. Mas quem pode garantir que a atual administração, em um dado momento, não pretenda seguir a lógica do Estado e do Governo Federal?

Nesse momento conjuntural do país, os Cirurgiões-dentistas da prefeitura precisam entrar na luta para fortalecer a saúde bucal, evitar perda de direitos, melhorar as condições de atendimento à população e garantir valorização salarial! É preciso ir para os espaços de trabalho e esclarecer a população sobre as dificuldades enfrentadas, que não têm permitido que a sociedade tenha acesso amplo e irrestrito a seus direitos! É fundamental construir essa aliança com as pessoas e a sociedade civil organizada nessa luta, afinal eles são os maiores prejudicados com a falta de atendimento e os serviços precários. É fundamental mostrar que as restrições orçamentárias impostas irão agravar, ou mesmo inviabilizar o atendimento às necessidades da população.

A união e a participação dos Cirurgiões-dentistas ao lado da população nos fortalecem e aumentam nossa resistência às investidas futuras, aqui no município, que visem retirar direitos e que restrinjam o acesso daqueles que buscam os serviços de saúde bucal.

Somente nossa união e nossa luta farão a diferença!!!

Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás – SOEGO

Pin It

Deixe um Comentário