FIO debate conjuntura política em Assembleia Geral Ordinária

FIO debate conjuntura política em Assembleia Geral Ordinária. Soego participa da atividade. (foto: SEESP)

A Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) realizou nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27, sua Assembleia Geral Ordinária. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), no Centro da Capital paulista, reunindo a diretoria executiva da entidade – da qual faz parte o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (Soego). Na pauta, prestação de contas, planejamento das próximas ações, congresso da categoria, o 9º Confio, entre outros itens.

Durante a abertura do evento, João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical, e assessor da ‪CNTU, fez uma análise da conjuntura política e sindical do País e perspectivas 2015. Depois, os dirigentes da FIO realizaram um debate sobre as questões apontadas, como a ameaça ao projeto progressista para o País, no governo Dilma Rousseff, e o avanço do conservadorismo na sociedade – que reflete na formação do legislativo.

Vargas Netto lembrou de Leonel Brizola, líder do PDT, morto em 2004 aos 82, vítima de uma infecção pulmonar, que, em sua visão, cometia o erro de comparar o salário mínimo ao dólar, defendendo o mínimo de 100 dólares. “Chegamos ao mínimo de 300 dólares. Mas aí o dólar fortaleceu e o mínimo caiu em 50 dólares nos últimos 15 dias. Então, se você for por esse caminho, não vai entender o que está acontecendo”, disse o consultor.

fio-ago2015Ele alerta que é preciso centrar numa política estável de recuperação do mínimo e comparar as realidades brasileiras de hoje e de antes da implementação da política salarial de valorização do mínimo, no início do governo Lula. Desde então, houve reajuste em torno de 70% no salário mínimo. Na terça (24), a presidente Dilma Rousseff assinou uma Medida Provisória que garante a extansão da Política do Salário Mínimo até 2019.

Ele lembrou, ainda, que apesar das medidas provisórias 664 e 665 representarem um retrocesso e ataque aos direitos dos trabalhadores, olhando o cenário de uma forma mais abrangente, as medidas “são um pormenor em um quadro em que o essencial foi que o governo conseguiu manter ainda a política do salário mínimo.”

20150827093327Na tarde de ontem (27), foram divulgados informes gerais da entidade, como mesas de negociação, relatórios das comissões em que a FIO participa no âmbito do SUS, projetos de lei de interesse da odontologia, entre outros. Também foram avaliadas e colocadas em votação as contas e relatórios de atividades da federação.

Soego com Imprensa SEESP