Frente Parlamentar da Odontologia é lançada na Câmara

O presidente da Fio esteve presente no evento, que contou com a participação de dezenas de parlamentares,

Com uma surpreendente adesão de 398 deputados federais, foi lançada nesta quarta-feira, 8, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar da Odontologia, presidida pelo deputado federal Carlos Henrique Gaguim (Podemos/TO). O presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Carrijo Brom, esteve presente no evento, que contou com a participação de dezenas de parlamentares, que foram unânimes em defender a Política Nacional de Saúde Bucal como política de Estado e em destacar a importância da Odontologia para todo o cidadão e para o país.

O número de 398 deputados integrantes da Frente, já no seu lançamento, demonstra o trabalho e o prestígio do seu presidente mas, principalmente, a importância da categoria dos cirurgiões-dentistas não só para os parlamentares, mas para o cidadão brasileiro. A maciça presença de representantes de entidades da Odontologia e profissionais da área reforçava a importância e a abrangência da Frente.

“Essa frente vai poder votar pautas importantes da Odontologia. Hoje temos a participação de mais de 400 deputados, o que representa a maior frente no Congresso Nacional e a gente conseguiu apoio para que esses parlamentares possam votar pautas importanter; pautas de saúde bucal. Milhares de jovens que precisam desse atendimento no serviço público e são efetivamente esquecidos pelo governo. Como tem o Mais Médicos vamos ter o Mais Dentistas e o Mais brasileiros”. Com essas palavras, o deputado Gaguim destacou a sua certeza de que a instalação da Frente é um marco na Odontologia e no parlamento brasileiro.

O presidente da FIO aproveitou o evento para fazer contato com os deputados federais, principalmente aqueles mais diretamente ligados à Odontologia, para alertá-los sobre a importância de apoiar as causas da Federação, que não são apenas corporativas, mas principalmente de luta por um atendimento odontológico de qualidade no serviço público brasileiro para todos os cidadãos. Para isso, entregou a cada um dos parlamentares uma relação dos projetos de interesse da Odontologia e que estão em tramitação na casa. Carrijo destacou que “A Frente é importante para a Odontologia porque abraçará as causas historicamente defendidas pela Federação Interestadual dos Odontologistas, entre outras, a transformação do Brasil Sorridente em política de Estado”.

Frentes Parlamentares são associações suprapartidária de membros do Congresso Nacional, que decidem se juntar para promover o debate e a legislação sobre determinado tema de interesse da sociedade. Compõem a diretoria da Frente Parlamentar da Odontologia o deputado Carlos Henrique Gaguim, presidente; o deputado Marcelo Delaroli, 1º vice-presidente; os deputados Raimundo Gomes de Matos e Alexandre Baldy, 2º e 3º vices-presidentes; e a deputada Luana Costa, secretária-geral. A comissão consultiva da Frente é composta pelos deputados Benjamim Maranhão, Ezequiel Fonseca,  Hildo Rocha, Jovair Arantes, Janete Capiberibe, Roberto Teixeira, Rodrigo Martins, Carmen Zanoto e Felipe Bornier.

  

Paulo Passos

Jornalista/FIO 

Pin It

Deixe um Comentário