Mais de 2/3 do Brasil presentes no histórico I Encontro Nacional da CNCC

A presença de representantes de 21 estados brasileiros tornou I Encontro Nacional de Comissões de Convênios e Credenciamentos

Foto: FIO

Foto: FIO

A presença de representantes de 21 estados brasileiros tornou I Encontro Nacional de Comissões de Convênios e Credenciamentos um evento histórico. O sucesso do evento demonstra que a iniciativa da CNCC é o melhor caminho para os cirurgiões-dentistas buscarem soluções para os graves problemas por que passam em relação à saúde suplementar. Alguns estados apresentaram comissões já formadas e atuantes. Outros demonstraram que muito trabalho será necessário para arregimentar as entidades locais para a formação de Comissões estaduais organizadas. A força das Comissões estaduais e da Comissão Nacional está na união dos profissionais por intermédio das entidades corporativas. Pelo estado de Goiás, que possue sua Comissão Estadual, participou a tesoureira do Soego, Shirley Ferreira Silva.

Durante o Encontro ficou claro que os problemas encontrados pelos cirurgiões-dentistas em todos os estados são os mesmos. A baixa remuneração por parte das operadoras de planos de saúde odontológicos, o excesso de glosas, processos de auditoria e perícia obscuros e sem regras claras e a limitação do número de procedimentos são apenas alguns exemplos de problemas comuns aos profissionais brasileiros.

Foram levantados e discutidos no Encontro os 25 problemas mais graves que os cirurgiões-dentistas enfrentam no seu dia a dia profissional. Divididos em grupos, os participantes buscaram estratégias para a solução de cada um desses problemas. Após discussões acaloradas, foram definidas ações estratégicas para os cirurgiões-dentistas adotarem com o apoio das entidades estaduais e nacionais, particularmente a CNCC.

O ponto alto do Encontro foi o entendimento de todos os presentes quanto à necessidade de que se repitam eventos dessa natureza. Este é, segundo o consenso geral, o melhor caminho para combater os abusos que as empresas de planos de saúde odontológica impõem os cirurgiões-dentistas. Foi decidido que haverá uma reunião regional em março (em cada uma das regiões do país) e uma reunião nacional em setembro. Isso deverá se repetir anualmente.

Presentes
Os 21 estados presentes foram SP, RJ, AC, RS, SC, GO, MT, MS, AP, PA, RN, PE, CE, DF, MG, SE, RR, PI, MA, AM e PR. O diretor da FIO Wellington Moreira Melo asseverou que “é muito importante ter 21 estados presentes, mas o mais importante é trazer para a comissão nacional os seis estados restantes”. Ele sugeriu que no próximo ano sejam feitos dois encontros e que o trabalho para alcançar a representação total seja feito de maneira intensa.

Palestras
A representante da Associação de Consumidores (Proteste) Sônia Amaro participou do I Encontro Nacional das Comissões de Convênios e Credenciamento com uma palestra acerca do funcionamento da associação, das maiores demandas do consumidor brasileiro, destacando aspectos de interesse das relações dos profissionais de saúde com seus clientes. Durante a explanação da palestrante muitas questões foram esclarecidas. De mais importante, a necessidade de que se reúnam a Proteste com representantes dos cirurgiões-dentistas para esclarecimentos mútuos e parceria visando desenvolver um trabalho que atenda aos interesses dos consumidores mas não desampare os profissionais. Uma reunião deverá ser marcada em breve.

Roberta Rizzo, advogada da Comissão de Ética do CROSP, falou aos participantes do Encontro acerca das questões éticas envolvendo as relações das operadoras de saúde com os cirurgiões-dentistas. Entre os vários assuntos, a atuação do Conselho junto ao Ministério Público e à ANS contra a exploração do profissional por parte de empresas operadoras de saúde. “Temos que provocar os conselhos regionais para que acionem o MP estadual levando suas denúncias e as informações que detêm sobre os problemas da saúde suplementar.”, falou, referindo-se ao papel das entidades de classe. A palestrante terminou suas palavras com um depoimento pessoal sobre a importância da odontologia em sua vida, tanto pessoal como profissional.

Benício Mesquita, conselheiro efetivo do CFO, também falou aos presentes, abordando o assunto ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e a legislação que regula o mercado; o que podem e o que não podem fazer as operadoras de planos de saúde; a contratualização e outros assuntos de interesse dos cirurgiões-dentistas.

O coordenador do Encontro, Eduardo Gomide, diretor da FIO e presidente do SOMGE, destacou que cada um dos participantes do encontro tem o compromisso de voltar para o seu estado e multiplicar as informações recebidas em São Paulo, procurando organizar as comissões de Convênios e Credenciamento nos estados, caso ainda não esteja funcionando a contento.

Soego com FIO

Deixe um Comentário