A Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH/DAHU/SAS/MS) colocou em Consulta Pública o Manual de Atendimento Odontológico a Pacientes com Coagulopatias Hereditárias. A publicação visa oferecer aos cirurgiões-dentistas as informações necessárias para o planejamento do atendimento odontológico integral do grupo de pacientes a que se propõe, além de informações básicas do ponto de vista odontológico aos médicos hematologistas, dentistas e demais profissionais de saúde atuantes na área, proporcionando assim o tratamento correto.

A Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) convida todos a enviar contribuições para a Consulta Pública, que está disponível em www.saude.gov.br/consultapublica. As proposições podem ser encaminhadas ao Ministério da Saúde, até o dia 15 de outubro, por meio do e-mail cphemo.sangue@saude.gov.br, especificando o número desta Consulta Pública e o nome do anexo no título da mensagem.

“A Consulta Pública possibilita que todos os cidadãos participem e contribuam com suas necessidades específicas para melhorar o atendimento às pessoas com coagulapatias hereditárias, que possuem cuidados específicos no tratamento e prevenção da saúde”, ressalta Tania Pietrobelli, presidente da FBH.

Todas as contribuições devem ser fundamentadas em com material científico que dê suporte as proposições. Deve ocorrer, quando possível, o envio da documentação de referência científica e, quando não for possível, o envio do endereço eletrônico da citada referência científica para verificação na internet.

A CGSH/DAHU/SAS/MS coordenará a avaliação das proposições apresentadas. A versão final do Manual será elaborada para aprovação e publicação, passando a vigorar em todo território nacional.

A hemofilia é a deficiência em um dos 13 fatores de coagulação do sangue. Caracterizada pelos tipos A e B, ambas podem ser de grau leve, moderado ou grave, dependendo do percentual da ausência do fator coagulante em questão. O distúrbio genético é hereditário em 70% dos casos e nos outros 30% ocorre por mutação genética.

Pin It

Deixe um Comentário