Odontologia além da boca

Os transtornos alimentares, condições psiquiátricas de alto risco ao paciente, são comuns entre a população brasileira, principalmente mulheres.

Os transtornos alimentares, condições psiquiátricas de alto risco ao paciente, são comuns entre a população brasileira, principalmente mulheres. E, geralmente, as primeiras manifestações clínicas aparecem na boca. Assim, o papel do dentista é fundamental na identificação destes quadros.

Os distúrbios alimentares, como a bulimia e anorexia, podem comprometer a saúde bucal com o surgimento de cárie, erosão dental, projeção das restaurações, bruxismo, hipersensibilidade dentária, mucosites, queilites, gengivites. Estes quadros aparecem como consequência do vômito forçado recorrente e da ansiedade, por exemplo, assim como o descuido da higiene oral.

Assim, é importante que o cirurgião-dentista saiba identificar quando estes problemas bucais podem estar associados a casos de transtornos alimentares. Nestes casos a anamnese poderá contribuir. Pacientes que se enquadram podem apresentar problemas de identidade, serem obsessivos, perfeccionistas, introvertidos, depressivos, emocionalmente instáveis, dentre outras características de acordo com cada tipo de distúrbio.

Informe-se sobre os transtornos alimentares e contribua para a saúde integral do seu paciente.

Fonte: Odonto Magazine

Pin It

Deixe um Comentário