Soego replica nota sobre reportagem da TV Anhanguera

Na manhã desta quarta-feira, 5 de outubro, o Bom Dia Goiás exibido pela TV Anhanguera – afiliada da

imagem_15Na manhã desta quarta-feira, 5 de outubro, o Bom Dia Goiás exibido pela TV Anhanguera – afiliada da Rede Globo em Goiás – veiculou de maneira tendenciosa uma reportagem mostrando a dificuldade de pacientes para conseguir remédios na Central de Medicamentos de Alto Custo em Anápolis e apontou, como causa, a greve dos servidores estaduais da Saúde.

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) lamenta que, ao contrário do que prega o bom jornalismo, a reportagem tenha deixado de ouvir propositalmente os representantes dos trabalhadores e sequer tenha mencionado a pauta de reivindicação da categoria.

Outro fator que causa estranheza, tanto aos servidores quanto à população, é que, apesar de a rede pública estadual de saúde ter sido sucateada pelo governo do estado em parceria com as Organizações Sociais, a responsabilidade pelo caos na saúde foi imputada aos servidores e não ao governo.

A desserviço dos trabalhadores e da sociedade, a reportagem levou a população ao equívoco, uma vez que omitiu que o governo de Goiás não pagou a reposição salarial dos servidores (2007, 2008, 2009, 2010, 2015 e 2016), quis reduzir no mínimo 50% do salário com o corte da gratificação de produtividade, congelou o Plano de Carreiras e, além de tudo isso, não oferece condições de assistência à população.

O Sindsaúde e o Comando de Greve dos servidores entendem que este tipo de jornalismo traz graves prejuízos à luta dos trabalhadores, não promove a reflexão sobre o assunto e poupa os verdadeiros responsáveis pela crise. Ou seja, nem a sociedade avança, nem o governo avança, nem o jornalismo avança.

Confira aqui a reportagem.

Soego com Sindsaúde/GO

Pin It

Deixe um Comentário