TODOS PELA SAÚDE: Carta de Goiás em defesa do SUS

O Estado de Goiás vem a público manifestar nesta “Carta de Goiás”, o apoio incondicional de sua população,

SUSO Estado de Goiás vem a público manifestar nesta “Carta de Goiás”, o apoio incondicional de sua população, por meio de seus governantes, eleitos democraticamente, e representante de entidades da sociedade civil a garantia do financiamento adequado do Sistema Único de Saúde – SUS, atingido tanto historicamente, como pontualmente por cortes, congelamentos de tetos financeiros, subfinanciamento e defasagem de tabelas de serviços.

O SUS criado constitucionalmente em outubro de 1988 é um dos maiores sistemas públicos e gratuitos de assistência do mundo assentado em bases como a universalização do acesso e a descentralização da gestão. Foi uma das maiores conquistas da sociedade brasileira, pois a partir deste momento, a saúde não era somente um direito da população, mas um dever do Estado.

Hoje a realidade do SUS nos leva a uma grande preocupação: o perigo da falência do sistema de saúde. Com os cortes efetuados nos repasses para a saúde (para o SUS), o governo federal sinaliza uma situação que nos remete aos tempos de extremas dificuldades do acesso pela população aos serviços de saúde. Só que isso hoje pode ser mais trágico, pois o crescimento populacional requer cada vez mais investimentos na área e não cortes, como o que está acontecendo. Caso seja concretizada essa tendência na política da saúde nacional, podemos ter um dos piores momentos da saúde de todos os tempos, prejudicando sensivelmente os brasileiros.

Por esses motivos, reagimos de modo veemente contra o anúncio do corte de quase 6 bilhões de reais no orçamento deste ano e mais 16 bilhões em 2016, o que compromete o funcionamento de toda a rede de serviços do SUS composta por unidades de saúde tanto públicas como filantrópicas e privadas, prestadoras de serviço à população brasileira, que serão duramente atingidas. A se confirmar esse cenário, tememos com certeza, o comprometimento daquilo que é o bem maior do cidadão, que é a garantia de saúde e vida a milhares de homens, mulheres e crianças desta nação.

Lembremo-nos de que o SUS é uma garantia constitucional de saúde à população brasileira em todo território nacional e defendemos, portanto,a universalidade, integralidade e igualdade do acesso da população às ações e serviços de saúde, manifestando juntamente com todas as entidades subscritas, a preocupação com as crescentes ameaças que o SUS vem sofrendo e que, se concretizadas, levarão em curto prazo ao colapso da atenção a saúde a mais de 200 milhões de brasileiros.

Nosso movimento – “Todos Pela Saúde” – vem convocar os segmentos organizados da sociedade brasileira e a população em geral não só para defender o que já foi conquistado, mas também para reivindicar uma atenção especial à saúde brasileira e convocar uma mobilização de todos para “Marcha Nacional em Defesa da Saúde do Brasil, da Saúde do Povo Brasileiro, da Democracia e do SUS”, no dia 1º de dezembro em Brasília, durante a abertura da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

UNA-SE A NÓS EM DEFESA DA SAÚDE DO BRASIL, DA SAÚDE DO POVO BRASILEIRO, DA DEMOCRACIA E DO SUS!

Todos os órgãos e entidades participantes vão promover uma grande caravana com concentração para o dia 1º de dezembro, no Estádio Serra Dourada. A grande concentração e saída da caravana sairá do estacionamento do Estádio Serra Dourada, às 7 horas da manhã. Participe! Faça a sua inscrição pelo acessando os links  www.saude.go.gov.br  e www.sindsaude.com.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro.

Pin It

Deixe um Comentário