Realizada Assembleia preparatória estadual para a III Aneo

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO) realizou, no último dia 5, Assembleia Preparatória Estadual para a

Professor Carlos Estrela, livre docente da UFG, com o presidente do CROGO, Jean-Jacques Rodrigues (à dir.)

Professor Carlos Estrela, livre docente da UFG, com o presidente do CROGO, Jean-Jacques Rodrigues (à dir.)

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO) realizou, no último dia 5, Assembleia Preparatória Estadual para a III Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas (ANEO), no auditório do Conselho. O objetivo da Assembleia Preparatória Estadual é receber e discutir propostas e/ou sugestões para a atualização das Normas Gerais do Conselho Federal de Odontologia (CFO) sobre especialidades odontológicas.

Jean-Jacques Rodrigues, presidente do CROGO, disse que, diante do Regimento do CFO e da possibilidade de participação da categoria, da sociedade organizada nas áreas de Educação e Saúde, de estudantes de especialização e de coordenadores de instituições de ensino, o número de inscrições foi pequeno e restrito à Odontologia. “Nossa perspectiva era a de ampliar o debate, que vai ficar limitado às regras dos cursos, uma vez que não temos proposta de inclusão de novas especialidades”, comentou o presidente. “Em outros estados, já tem a solicitação da criação de alguns cursos, como por exemplo, o da Odontologia Desportiva”, acrescentou.

Palestra para reflexão
Antes da apresentação e discussão das propostas, houve uma palestra ministrada pelo professor Carlos Estrela, livre docente da Universidade Federal de Goiás (UFG). O palestrante falou sobre as perspectivas com a qualidade na formação de especialistas em Odontologia. “O intuito da minha palestra é promover uma reflexão para subsidiar a discussão sobre a importância da educação, de como os cursos de pós-graduação são avaliados”, disse Estrela.

De acordo com o secretário do CROGO e coordenador da Assembleia Preparatória, Delcides Ferreira de Paula Júnior, foram apresentadas oito propostas de atualização de normas que regem as especializações na Odontologia. Todas foram discutidas, debatidas e votadas. As propostas aprovadas serão encaminhadas ao Conselho Federal de Odontologia para que sejam sistematizadas pelo Comitê Executivo da III ANEO, compondo, assim, a Tese Central da Assembleia Nacional.

A III ANEO, promovida pelo CFO, será realizada nos dias 13 e 14 de outubro deste ano, em São Paulo. A ANEO tem caráter eminentemente consultivo e será promovida com o intuito de adequar a legislação vigente aos anseios da classe e da sociedade brasileira, ouvidas as bases da categoria.

Com informações do CROGO

Deixe um Comentário