Soego integra nova direção do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia

Encerrada no último sábado, dia 27, a 9ª Conferência Municipal de Saúde terminou com a certeza de se

Encerrada no último sábado, dia 27, a 9ª Conferência Municipal de Saúde terminou com a certeza de se promover um SUS mais amplo e fortalecido. Foram três dias de esforços concentrados onde trabalhadores e usuários debateram ideias para um SUS 100% público, de qualidade e acessível a todo cidadão. Ao final, mais de 150 propostas foram aprovadas e 64 delegados foram eleitos para a etapa regional da Conferência.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia – Gilson Carvalho foi realizada no auditório da Sociedade Goiânia de Pecuária e Agricultura e reuniu mais de 800 delegados. As propostas construídas serão encaminhadas para a etapa regional, depois para a etapa estadual e posteriormente, para a 15ª Conferencia Nacional de Saúde. Ela será realizada em Brasília do dia 1º ao dia 4 de dezembro desse ano.

As propostas apresentadas foram construídas com base em oito eixos temáticos e defendem mais investimentos em saúde e na carreira profissional. Segundo representantes das entidades dos trabalhadores da Saúde, o desejo pelo fim da terceirização ficou bastante evidente durante todo o processo.

A eleição das entidades que vão compor a próxima gestão do Conselho Municipal de Saúde por quatro anos também foi realizada no último dia da Conferência. Entre as oito entidades eleitas como titulares, ocupam vagas: Soego, Sindsaúde, Sintfesp, Sintsep-GO, Sieg, Sineg e Cress. Outras quatro ocuparão a suplência do Conselho: Coren, Abem, CRP e Sindiffisc.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Social está constituído por 64 conselheiros municipais, além dos Conselhos Locais de Saúde, que totalizam, cerca de 1.000 conselheiros e conselheiras de saúde.

Soego com Sindsaúde/GO

Pin It

Deixe um Comentário